Refrativa

Refrativa

A cirurgia refrativa é um procedimento que tem como objetivo corrigir os erros refrativos, sendo indicada para os pacientes que têm grau e querem se ver livres de óculos ou lentes de contato.

É indicada também para casos selecionados de presbiopia, que são os pacientes acima de 40 anos que já precisam de óculos para perto ou multifocais.

A cirurgia refrativa mais comumente realizada é com o Excimer Laser. Existem duas técnicas de laser: o LASIK, uma técnica com corte de um disco da córnea, que protege a área tratada, com recuperação visual rápida, e o PRK, na qual o laser é aplicado na superfície da córnea, e a recuperação visual é um pouco mais lenta. O resultado final das duas técnicas é muito semelhante, mas somente o médico oftalmologista pode indicar qual é a melhor opção para cada caso.

No pré-operatório é necessário fazer os exames de refração para avaliar o grau exato do paciente, além de exames específicos da córnea (tomografia de córnea) e retina (mapeamento de retina). O pós-operatório da cirurgia refrativa ocorre de forma tranquila, mas requer cuidados específicos. O paciente tem que usar colírios antibióticos, anti-inflamatórios e lubrificante. Além disso, deve evitar trauma nos olhos (coçar, esfregar etc.), ficar um tempo sem banho de imersão (piscina, mar, banheira, sauna) e evitar exposição direta ao sol nos primeiros dias.